MIDIALAB

Ensino e pesquisa em mídias digitais e educação

  • CONTEÚDO

    O conteúdo deste blog está organizado em seis categorias: TEORIA (resumos, traduções e comentários de textos de outros autores); PRÁTICA (relatos de experiências que eu conheci de outro lugar), MINHA PESQUISA (registro da pesquisa que atualmente desenvolvo na USC com apoio da Fapesp), EXPERIÊNCIA INGLESA (relatos de políticas, pesquisas e experiências no campo da mídia, cultura e educação desenvolvidas naquele país) e NOTÍCIAS. Há também uma categoria com textos em inglês sobre mídia-educação no Brasil.
  • NAVEGUE

  • mais acessados

ESTUDANDO O TRAILER DE CINEMA (5)

Posted by alexandrabujokas em abril 20, 2008

A oficina desta semana foi bem corrida: os alunos terminaram de editar as seqüências do filme no qual vêm trabalhando há quatro semanas e começamos a estudar a montagem. Primeiro, assistimos dois filmes antigos: “O grande engolidor”, feito por James Williamson, um dos pioneiros do cinema inglês, em 1901; e “A lupa da vovó”, feito por George Albert Smith, em 1900, outro pioneiro inglês.

Escolhemos esses filmes porque, embora sejam muito simples, eles já aplicar técnicas de corte e junção, de um jeito semelhante ao que conseguimos fazer no laboratório.

A seguir, partimos para a produção de um filminho, planejado para exercitar a técnica da montagem: um aluno olha para a tela do computador, com cara de entediado. De repente,tem uma idéia, sai correndo pelo corredor da biblioteca, dá um salto e cai na grama do jardim, com um livro na mão. O corte entre o salto para cima, na biblioteca, e a aterrissagem, no jardim, foi o objeto da experimentação com a montagem.

Assista o exercício aqui:

Depois de fazer o exercício, os alunos retomaram as seqüências do filme, e estão criando recursos para montar as oito cenas. Terminaremos na próxima semana.

Anúncios

3 Respostas to “ESTUDANDO O TRAILER DE CINEMA (5)”

  1. Liana said

    Ahhh não acredito que perdi a oficina sobre montagem!
    Que pena 😦
    Adorei o filminho! Os trabalhos com os alunos estão cada vez melhores!
    Beijos professora!

  2. Marcele said

    Ficou muito bom. Adorei o vídeo!!!
    Marcos, bem que você poderia me esninar a dar esse pulo ai, ein!!!
    Hehehe!!!
    ABS!

  3. Nonesantos said

    Gostaria de informações sobre esta oficina se ela possibilita ao aluno ingressar em uma carreira de produtor de trilher de cinema!?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: