MIDIALAB

Ensino e pesquisa em mídias digitais e educação

  • CONTEÚDO

    O conteúdo deste blog está organizado em seis categorias: TEORIA (resumos, traduções e comentários de textos de outros autores); PRÁTICA (relatos de experiências que eu conheci de outro lugar), MINHA PESQUISA (registro da pesquisa que atualmente desenvolvo na USC com apoio da Fapesp), EXPERIÊNCIA INGLESA (relatos de políticas, pesquisas e experiências no campo da mídia, cultura e educação desenvolvidas naquele país) e NOTÍCIAS. Há também uma categoria com textos em inglês sobre mídia-educação no Brasil.
  • NAVEGUE

  • mais acessados

PROBLEMAS QUE EMERGEM

Posted by alexandrabujokas em abril 6, 2008

Estamos completando um mês de atividades no Midialab, e os problemas vão emergindo. Primeiro: é incrível como os alunos têm dificuldade para escrever. Cada um criou o seu próprio blog e, ao final de cada oficina, eles devem escrever um post relatando o que aprenderam. É um esforço danado para fazer um texto de três ou quatro linhas, fragmentado e com muitos erros de gramática e ortografia. Eu achei que eles fosse entrar no blog fora do período das aulas, mas isso não está acontecendo – embora eles tenham alguma forma de acesso ao computador e à internet, porque o Orkut vive cheio de recados, fotos e vídeos.

Para tentar tratar desses problemas, vamos tomar algumas medidas:

1. Criamos uma comunidade do Midialab na Orkut. Aquilo que eles não escrevem nos blogs, quem sabe escrevam nos tópicos ou manifestem nas enquetes que a plataforma permite criar;

2. Vamos começar a escrever os posts no editor de texto do Open Office e passar o corretor de gramática. Quem sabe vendo o programa corrigindo as palavras ajude-os a se familiarizar ao menos com a ortografia;

3. Vamos começar a levar o Folhateen e recortes de jornais com assuntos do interesse deles, para serem lidos no início, no final das aulas e naqueles momentos em que alguns terminaram a tarefa e outros ainda estão fazendo. Assim, eles convivem mais com o texto escrito.

4. Vamos proibir o uso do Orkut durante as atividades – a não ser participar da comunidade. É que alguns alunos já ficaram muito saidinhos: mal chegam, já vão ligando os computadores e, claro, vão reto para o Orkut, escrevendo sobre aqueles assuntos, com aquela linguagem que a gente já conhece…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: