MIDIALAB

Ensino e pesquisa em mídias digitais e educação

  • CONTEÚDO

    O conteúdo deste blog está organizado em seis categorias: TEORIA (resumos, traduções e comentários de textos de outros autores); PRÁTICA (relatos de experiências que eu conheci de outro lugar), MINHA PESQUISA (registro da pesquisa que atualmente desenvolvo na USC com apoio da Fapesp), EXPERIÊNCIA INGLESA (relatos de políticas, pesquisas e experiências no campo da mídia, cultura e educação desenvolvidas naquele país) e NOTÍCIAS. Há também uma categoria com textos em inglês sobre mídia-educação no Brasil.
  • NAVEGUE

  • mais acessados

    • Nenhum

LINGUAGEM DO TRAILER DE CINEMA

Posted by alexandrabujokas em abril 3, 2008

Mariana Cerigatto, aluna do curso do jornalismo e bolsista IC Fapesp, orienta os alunos na atividade sobre planos cinematográficos

Junto com a Mariana Cerigatto, estudante do curso de Jornalismo da USC e bolsista de iniciação científica da Fapesp, começamos a desenvolver uma série de oficinas para explorar a linguagem dos trailers de cinema. O objetivo do trabalho é focar o modo como os trailers são produzidos, criando exercícios de leitura e escrita na linguagem audiovisual. A hipótese é que, ao observar um trailer “por dentro”, os alunos, aos poucos, adquiram instrumentos congnitivos para examinar essa linguagem de uma perspectiva mais crítica. Capacidade crítica – neste caso – seria a habilidade de assistir um trailer, pensar em como ele foi feito, para que público e com quais objetivos. Ao fazer isso, o jovem se distancia da mensagem, observa-a com menos envolvimento emocional e pode emitir juízos de valor – e não apenas dizer se gostou ou não gostou do trailer (e do filme).

A série de oficinas está assim planejada:

OFICINA 1 – FOCO NA IMAGEM

Objetivo – estudar ângulos e planos da cinematografia e tentar identificar qual é o objetivo do diretor ao escolher determinados ângulos e planos para filmar uma cena.

OFICINA 2 – FOCO NA IMAGEM

Objetivo – aplicar os conhecimentos da oficina 1 na produção de uma seqüência cinematográfica

OFICINA 3 – FOCO NO SOM

Objetivo – conhecer fundamentos de sonoplastia (trilha sonoro, diálogos e efeitos) e avaliar como

OFICINA 4 – FOCO NO SOM

Objetivo – aplicar os conhecimentos da oficina 3 na sonorização da sequência gravada na oficina 2

OFICNA 5 – FOCO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS

Objetivo – entender o modo como a narrativa do trailer evolui em função do gênero e das expectativas do público para aquele tipo filme. Identificar recursos de montagem e junção de cenas.

OFICINA 6 – FOCO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS

Objetivo – aplicar os conhecimentos adquiridos na oficina 1 e modificar a estrutura narrativa de um conto de fadas tradicional, em função do gênero e das expectativas do público.

OFICINA 7 – CRÍTICA DE FILMES

Objetivo – aprender a produzir pequenas críticas de trailers de filmes, avaliando linguagem, gênero e estilo da narrativa

Anúncios

Uma resposta to “LINGUAGEM DO TRAILER DE CINEMA”

  1. Daniel Miori said

    Me interessei muito pela oficina… ha muito tempo procuro me especializar em trailers de cinema… Gostaria de obter maiores informações, como datas, horarios e preços.

    Atenciosamente

    Daniel Miori

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: