MIDIALAB

Ensino e pesquisa em mídias digitais e educação

  • CONTEÚDO

    O conteúdo deste blog está organizado em seis categorias: TEORIA (resumos, traduções e comentários de textos de outros autores); PRÁTICA (relatos de experiências que eu conheci de outro lugar), MINHA PESQUISA (registro da pesquisa que atualmente desenvolvo na USC com apoio da Fapesp), EXPERIÊNCIA INGLESA (relatos de políticas, pesquisas e experiências no campo da mídia, cultura e educação desenvolvidas naquele país) e NOTÍCIAS. Há também uma categoria com textos em inglês sobre mídia-educação no Brasil.
  • NAVEGUE

  • mais acessados

ESTUDANDO O TRAILER DE CINEMA (1)

Posted by alexandrabujokas em abril 3, 2008

Alunos estudam os planos cinematográficos dos trailers

Na primeira oficina sobre o estudo do trailer de cinema, procedemos do seguinte modo:

1. Começamos com uma conversa informal sobre os filmes que os alunos assistiram, gostaram e não gostaram. À medida em que eles respondiam, perguntávamos porque gostavam ou não de determinado tipo de filme;

2. Depois, relacionamos o gosto com a questão dos gêneros cinematográficos: quais gêneros eles conheciam? De qual(ais) gostavam mais? Por quê?

3. Passamos ao estudo de quatro trailers de gêneros diferentes: Piratas do Caribe (aventura), Jogos Mortais (terror), American Pie (comédia) e Zuzu Angel (drama). Inicialmente, foram exibidos os quatro trailers e fizemos algumas perguntas: qual é o gênero de cada um? como você sabe que é esse o gênero? que tipo de sentimento cada um dos filmes provoca na gente? o que o filme faz para provocar esse sentimento?

4. Exibimos um tutorial sobre planos e ângulos de câmera, usando material retirado dos próprios trailers. O tutorial explica a função de cada tipo de plano (planos geral, aberto, americano, médio, close e super close) e angulação (plongée, contra-plongée, panorâmica, chicote, travelling, zoom in e zoom out).

5. Cada um dos trailers foi reconstruído na forma de storyboard (uma seqüência de desenhos que mostra a ordem planejada para filmar) e os alunos observaram as seqüências de imagens dos quatro trailers, para sedimentar o conhecimento sobre os planos. Eles anotaram numa folha os planos que se repetiram mais em cada gênero e deveriam tentar explicar porque isso acontecia.

6. Depois, eles assistiram os trailers pausando-os, para identificar os ângulos e movimentos que a câmera fazia. Novamente, deveriam avaliar porque determinados ângulos eram usados daquela forma específica em cada um dos gêneros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: