MIDIALAB

Ensino e pesquisa em mídias digitais e educação

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    O conteúdo deste blog está organizado em seis categorias: TEORIA (resumos, traduções e comentários de textos de outros autores); PRÁTICA (relatos de experiências que eu conheci de outro lugar), MINHA PESQUISA (registro da pesquisa que atualmente desenvolvo na USC com apoio da Fapesp), EXPERIÊNCIA INGLESA (relatos de políticas, pesquisas e experiências no campo da mídia, cultura e educação desenvolvidas naquele país) e NOTÍCIAS. Há também uma categoria com textos em inglês sobre mídia-educação no Brasil.
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ESTUDANDO A PUBLICIDADE (1)

Posted by alexandrabujokas em março 30, 2008

A primeira oficina do Midialab foi dedicada ao estudo da publicidade. Algumas atividades deram certo, outras não. A aula começou com uma conversa sobre o que os alunos pensavam sobre publicidade: gostam ou não gostam, sentem-se ou não influenciados por ela, onde está essa influência. Depois, foi distribuída uma ficha, com algumas afirmações sobre publicidade e mídia de massa em geral. Eles deveriam marcar se concordavam, discordavam ou não tinha opinião sobre cada uma das afirmações. Essa foi a atividade que não deu certo, porque eles não entendiam o significado de expressões como “As mensagens midiáticas se fundametam muito em estereótipos”. Na hora, a minha saída foi transmitir os conceitos, mas eu percebi que eles tiveram dificuldades e não se envolveram muito com a tarefa. Na turma seguinte, eu pulei essa parte:

QUESTIONÁRIO INICIAL

Depois disso, foi a hora de partirmos para a observação. Mostrei três anúncios de produtos diferentes, mas que tinham em comum o uso da imagem da mulher:

ANÚNCIO CHIVAS

ANÚNCIO INTEL

ANÚNCIO COC

Nesse momento, fiz as seguintes perguntas:

1. A imagem da mulher é explorada do mesmo jeito nos três anúncios?

2. Qual é o motivo para colocar cada uma das mulheres em cada anúncio?

Eles concordaram que o anúncio do Chivas explorava o corpo da mulher, tinha conotação sexual e que o anúncio do COC explorava “o que a mulher estava fazendo, que era estudar”. Mas não souberam dizer se havia algum problema no anúncio da Intel porque, mostrava o corpo da mulher, mas ela estava com roupa.

Fiz uma pausa na discussão e introduzi a noção de “apelo” na publicidade. Primeiro, perguntei o que eles entendiam das palavras “apelo”, “apelativo”. Eles responderam que apelo era uma espécie de convencimento e ser apelativo era usar de tudo para convencer alguém. Considerei um bom começo.

Vimos a noção de apelo segundo o dicionário e retomamos os anúncios. A tarefa era identificar o público alvo de cada um dos três exemplos e o apelo que estava sendo criado com a imagem da mulher. Não foi difícil eles chegarem à conclusão de que o anúncio do uísque associava mulher com prazer (e, conseqüentemente, a bebida com o prazer), o anúncio do chip associava a mulher com a diversão (conseqüentemente, estudar com o computador com chip Intel era mais divertido) e o anúncio do sistema COC associava a mulher com a iniciativa (de conduzir a própria vida profissional).

Para sedimentar a noção que acabava de ser estudada, eles se snetarm em duplas nos computadores e assistiram três anúncios da Coca-cola, feitos para públicos diferentes e usando recursos, linguagem e apelos diferentes. O objetivo era identificar o público alvo e o que os autores do anúncio fizeram para associar o apelo ao produto. Quando o exercício envolve televisão, parece que os alunos têm mais dificuldade. Foi preciso dar um “empurrãzinho” para que eles chegasse à conclusão de que o primeiro anúncio é para um público mais amplo e associa Coca-cola com amizade; o segundo era voltado para pessoas que gostam de vídeo-game (e associa Coca-cola com “games do bem”) e o terceiro era para pessoas que gostam de dança de rua e atividades físicas (e consomem Coca-cola Zero).

Daí, começou a parte prática.

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