MIDIALAB

Ensino e pesquisa em mídias digitais e educação

  • CONTEÚDO

    O conteúdo deste blog está organizado em seis categorias: TEORIA (resumos, traduções e comentários de textos de outros autores); PRÁTICA (relatos de experiências que eu conheci de outro lugar), MINHA PESQUISA (registro da pesquisa que atualmente desenvolvo na USC com apoio da Fapesp), EXPERIÊNCIA INGLESA (relatos de políticas, pesquisas e experiências no campo da mídia, cultura e educação desenvolvidas naquele país) e NOTÍCIAS. Há também uma categoria com textos em inglês sobre mídia-educação no Brasil.
  • NAVEGUE

  • mais acessados

    • Nenhum
  • março 2008
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  

LINGUAGEM DA PUBLICIDADE

Posted by alexandrabujokas em março 10, 2008

A primeira atividade de leitura e escrita do Midialab está assim planejada:

1. Os alunos vão receber uma folha, com 11 afirmações sobre comerciais de TV, e devem responder se concordam ou não com cada uma delas. A seguir, faremos um levantamento das respostas dadas a cada um dos itens e eles devem discutir as razões para os pontos de vista. O objetivo dessa atividade é trazer à tona o conhecimento prévio que os alunos têm sobre os “perigos” e o prazer que vem da publicidade.

2. A seguir, será introduzida a noção de “apelo publicitário”, de um modo bastante simples: a partir da análise de quatro filmes publicitários da Coca-cola, eles deverão identificar o público alvo de cada um e argumentar porque acham que determinado filme foi feito para determinado público – a conversa será orientada até esclarecer a noção de apelo.

3. Depois, os alunos irão observar três anúncios que oferecem produtos diferentes, mas têm em comum o fato de usar imagens de mulheres como recurso para criar um apelo. Objetivo é descobrir qual apelo está associado à imagem da mulher.

4. Tratada a noção de apelo, os alunos irão receber algumas instruções básicas sobre estruturação do espaço e tipologia, para criar um panfleto publicitário. Daí, eles devem produzir uma foto, uma frase chamativa e um texto publicitário para montar o anúncio que tenta convencer os alunos a estudar mais. Se tudo der certo, o panfleto será distribuído na escola.

Anúncios

Uma resposta to “LINGUAGEM DA PUBLICIDADE”

  1. rogério christofoletti said

    Para seu conhecimento:

    http://monitorando.wordpress.com/2008/03/19/midia-e-educacao-palestra/

    Te aguardamos por aqui.
    abs
    RC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: