MIDIALAB

Ensino e pesquisa em mídias digitais e educação

  • CONTEÚDO

    O conteúdo deste blog está organizado em seis categorias: TEORIA (resumos, traduções e comentários de textos de outros autores); PRÁTICA (relatos de experiências que eu conheci de outro lugar), MINHA PESQUISA (registro da pesquisa que atualmente desenvolvo na USC com apoio da Fapesp), EXPERIÊNCIA INGLESA (relatos de políticas, pesquisas e experiências no campo da mídia, cultura e educação desenvolvidas naquele país) e NOTÍCIAS. Há também uma categoria com textos em inglês sobre mídia-educação no Brasil.
  • NAVEGUE

  • mais acessados

    • Nenhum
  • março 2008
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  

COMEÇOU!

Posted by alexandrabujokas em março 3, 2008

 ESCOLA

Na quarta-feira, 27 de fevereiro, fui visitar a Escola Estadual Joaquim Rodrigues Madureira, que irá participar da primeira fase da pesquisa. A escola fica no Parque Vista Alegre, na zona oeste da cidade, e tem 1.400 alunos matriculados – são 600 somente no período da manhã. No primeiro contato, três coisas me chamaram a atenção: primeiro, foi a cordialidade das funcionárias; segundo, foi ver como os alunos do Ensino Médio (ao menos do período diurno) são novinhos! É no mínimo injusto querer que um jovem nessa idade já comece a pensar na profissão. Espero que o curso do Midialab dê a eles oportunidades para explorar profissões ligadas à informática sem muita preocupação. Assim, eles poderão tomar uma decisão mais fundamentada, se é que é possível pensar numa coisa dessas nessa idade. Finalmente, quando estavam todos reunidos no refeitório para organizarmos a turma, eles começaram a fazer algumas perguntas, e um deles perguntou se precisava levar caderno. Eu disse que não, porque o caderno de cada um seria um blog pessoal, que seria criado no primeiro dia. Eles não fizeram uma cara de muito entendimento. Dizem por aí que o livro ainda é a mídia mais usada na escola, e isso pode ser um problema no contexto da vida mediada pelas tecnologias digitais. Que nada! Acho que a mídia da escola ainda é o caderno – daqueles  em que a gente escreve tudo o que o professor passa na lousa. Claro que os professores daquela escola devem ter suas técnicas diversificadas, mas é engraçado como certas instituições culturais permanecem. É… o caderno deve ser uma instituição cultural da escola. Boa idéia essa de substituí-lo pelo blog. Veremos no que vai dar.

Anúncios

Uma resposta to “COMEÇOU!”

  1. dceusc said

    Bom, vindo de você acho que vai dar samba, né Alexandra, ou melhor, acho que vai dar Punk Rock. Parabéns pelo início do trabalho. A molecadinha vai dar trabalho mas com certeza vai valer a pena.

    Boa Sorte e Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: