MIDIALAB

Ensino e pesquisa em mídias digitais e educação

  • CONTEÚDO

    O conteúdo deste blog está organizado em seis categorias: TEORIA (resumos, traduções e comentários de textos de outros autores); PRÁTICA (relatos de experiências que eu conheci de outro lugar), MINHA PESQUISA (registro da pesquisa que atualmente desenvolvo na USC com apoio da Fapesp), EXPERIÊNCIA INGLESA (relatos de políticas, pesquisas e experiências no campo da mídia, cultura e educação desenvolvidas naquele país) e NOTÍCIAS. Há também uma categoria com textos em inglês sobre mídia-educação no Brasil.
  • NAVEGUE

  • mais acessados

    • Nenhum
  • janeiro 2008
    S T Q Q S S D
        fev »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  

O QUE É MEDIA LITERACY

Posted by alexandrabujokas em janeiro 5, 2008

logo_ofcom.gif

Desde 2003, o Office of Communications (Ofcom), órgão regulador da mídia britânica, vem liderando a implementação de uma política pública de media literacy. A migração para a TV digital foi um dos fatores que motivou tal iniciativa, principalmente porque, com a profusão de canais, o Estado iria perder a capacidade de regulamentação que vinha praticando desde o surgimento da TV. Na página do Ofcom há um link para a definição do que eles entem como “literacia em mídia”, que eu traduzi aqui:

Como explicamos na nossa declaração, não há uma definição única de media literacy. Nós a definimos em nossa declaração como “a habilidade de acessar, compreender e criar comunciações em uma variedade de contextos”. Nosso foco é a mídia eletrônica, apesar de nós reconhecermos que pessoas envolvidas com outras áreas afins estão interessadas no cenário midiático mais amplo.

Media literacy tem paralelos com a leitura tradicional, a habilidade para ler e escrever. Assim, media literacy é a habilidade para ler e escrever informação audiovisual ao invés de texto. No nível mais simples, media literacy é a habilidade para usar uma variedade de mídias e ser capaz de compreender a informação recebida.Em um nível mais avançado, a habilidade de ler se move do simples reconhecimento e compreensão para uma ordem mais elevada de habilidades de pensamento crítico, tais como saber questionar, analisar e avaliar a informação. Este aspecto da media literacy é algumas vezes descrito como “visão crítica” ou “análise crítica”.

Pessoas letradas em mídia deveriam ter habilidades para, por exemplo, usar um guia eletrônico para encontrar um programa que desejam assistir. Elas deveriam saber dizer se concordam ou não com o ponto de vista do produtor – e não apenas dizer se gostaram ou não gostaram do programa. Elas também deveriam saber reconhecer em que medida o produtor está tentando influenciá-las de alguma forma, e deveriam saber interagir com o programa, usando os recursos de interatividade da TV ou do telefone. E elas deveria saber responder ao programa escrevendo ou mandando e-mails para o radiodifusor responsável, manifestando seus próprios pontos de vista sobre o tema do programa. As pessoas deveriam também ser capazes de usar as tecnologias de comunicação para criar seus próprios conteúdos em áudio e vídeo.

Pessoas letradas em mídia deveriam ser capazes de usar a internet para encontrar informações e aceitar que, algumas vezes, o que elas encontram pode representar um ponto de vista particular ao invés de uma afirmação objetiva sobre um fato. Elas deveriam ser capazes de controlar o que elas e seus filhos assistem e evitar que sejam ofendidas com certos conteúdos. Elas também deveriam ser confiantes o suficiente para saber comprar e pagar bens e serviços online, para criar seus próprios websites e para contribuir em discussões de chats.”

Fonte: Office of Communications

Clique aqui para ler a declaração em inglês

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: