MIDIALAB

Ensino e pesquisa em mídias digitais e educação

  • CONTEÚDO

    O conteúdo deste blog está organizado em seis categorias: TEORIA (resumos, traduções e comentários de textos de outros autores); PRÁTICA (relatos de experiências que eu conheci de outro lugar), MINHA PESQUISA (registro da pesquisa que atualmente desenvolvo na USC com apoio da Fapesp), EXPERIÊNCIA INGLESA (relatos de políticas, pesquisas e experiências no campo da mídia, cultura e educação desenvolvidas naquele país) e NOTÍCIAS. Há também uma categoria com textos em inglês sobre mídia-educação no Brasil.
  • NAVEGUE

  • mais acessados

    • Nenhum
  • janeiro 2008
    S T Q Q S S D
        fev »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  

MEDIA LITERACY NO ENSINO MÉDIO

Posted by alexandrabujokas em janeiro 5, 2008

No início do primeiro semestre letivo de 2008, começo a desenvolver a pesquisa “Media Literacy no Ensino Médio – atividades de leitura e escrita com professores e aluno”. Trata-se de um projeto que irá aplicar os fundamentos que estudei como bolsista de pós-doutorado do na Open University, Inglaterra, entre agosto de 2006 e julho de 2007. Naquele projeto, estudei o modo como o Reino Unido desenhou e está implementando a política pública de media literacy, ou educação para a mídia. Você pode ler o registro daquela experiência no meu “Blog da Mídia-educação“.Como o meu objetivo agora é desenvolver um trabalho mais experimental, optei por criar este novo blog, que irá focar as experiências e o conhecimento que será construído no projeto. “Media Literacy no Ensino Médio” recebeu apoio da Fapesp e tem como objetivos:

1.Investigar o repertório que professores e alunos do Ensino Médio possuem sobre mídia, e o modo como eles aprendem conteúdos e conceitos relacionados a essa área;

2. Criar, aplicar e avaliar atividades pedagógicas de mídia-educação;

3.Testar o potencial pedagógico das atividades de “escrita em mídia”

4.Mapear as semelhanças e diferenças entre o repertório do professor e do aluno no tocante às mídias, em termos de códigos, de contexto político e econômico de produção e regulação e de representação.

Comentários sobre a fundamentação teórica, processos de produção de materiais pedagógicos e resultado das aplicações práticas serão postados aqui. Também vou incluir informações sobre a experiência inglesa, já que continuo estudando a mídia-educação praticada naquele país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: